terça-feira, 5 de outubro de 2010

Vitória dos bancários do Banco de Brasília, negociada pela Contec, é referência para negociação da greve nacional dos bancários

Paralisação de bancários cresce: sindicatos falam de ameaças de bancos e estes, de agressão

A greve dos bancários completou seis dias nesta segunda-feira, com novas adesões e troca de acusações entre patrões e funcionários. Segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), 6.527 agências em todo o país teriam ficado fechadas nesta segunda, 68,9% a mais que em 29 de setembro, início da greve. Em relação a sexta-feira, mais 312 agências pararam.

Em São Paulo, o sindicato informou que 600 agências e 13 centros administrativos, com 29 mil bancários, ficaram parados.

Com data-base em 1º de setembro, a categoria pede 11% de reajuste (4,29% da inflação mais aumento real). Os bancos só oferecem repor a inflação.

O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, acusou alguns bancos de chamar a polícia para reprimir manifestações da categoria - como ocorreu em frente ao prédio do Itaú Unibanco, no Centro de São Paulo - e de ameaçar bancários com demissão. Ele classificou a atitude de terrorismo.

A Fenaban, que representa os bancos, contestou as acusações e afirmou haver registros de agressões de sindicalistas contra bancários que queriam trabalhar. E disse que os sindicatos têm tentado impedir clientes de usar os caixas eletrônicos.

Horas trabalhadas e emprego na indústria avançam em agosto, nota CNI

As horas trabalhadas na produção da indústria nacional aumentaram 0,5% em agosto sobre julho, pelo critério dessazonalizado. Sem o ajuste sazonal, apresentaram elevação de 1,3%, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No confronto com agosto de 2009 foi observada elevação de 11,0% nas horas trabalhadas, que são um indicativo da produção industrial. No acumulado do ano, o indicador registrou ampliação de 8,1%.

Já a massa salarial real da indústria de transformação recuou 3% em agosto na comparação com julho. Contra agosto de 2009 houve alta de 8,5%. De janeiro a agosto houve avanço de 6%.

O nível de emprego industrial, por sua vez, subiu 0,8% na passagem do segundo para o terceiro mês deste ano, pelo critério dessazonalizado. Sem ajuste sazonal, houve alta de 1,2%. Ante o mês de agosto de 2009, foi registrado aumento de 7,4%. De janeiro a agosto houve expansão de 5,1%.

De acordo com a CNI o nível emprego acumula 13 meses de crescimento "quase ininterrupto". (O Globo)

Mercado prevê PIB maior neste ano

A estimativa para o crescimento da economia brasileira nesse ano subiu de 7,53% para 7,55%, segundo economistas ouvidos pelo Banco Central.
Já para 2011, a estimativa ficou estável, em 4,50%. O boletim Focus divulgado ontem mostra ainda que o mercado elevou a expectativa para a inflação deste ano (medida pelo IPCA) de 5,05% para 5,07%. (Folha)

Sindicatos franceses ameaçam novas greves por reforma da previdência

O comando do sindicato francês CGT de trabalhadores da rede de transporte de Paris ameaçou lançar a primeira greve por tempo indeterminado desde o início das propostas governamentais de reforma da Previdência. Na costa mediterrânea, trabalhadores continuavam a bloquear o maior terminal de petróleo do país.

Segundo o jornal "Le Monde", esse aviso prévio cobre os serviços e categorias profissionais da RATP (Transportes de Paris) a contar de 11 de outubro, às 22h30 e por uma duração ilimitada, segundo um comunicado do CGT.

A direção da RATP confirmou a comunicação do sindicato e informou que o sindicato Força Operária também entrou com esse tipo de indicação.

Na costa mediterrânea, cerca de 40 embarcações, a maior parte de navios-tanque, estavam paradas fora das águas do terminal de Fos-Lavera. Sindicatos em refinarias na área disseram que poderiam convocar greves também, agravando o risco de escassez de combustível.

O tráfego de mercadorias no porto de Marselha recomeçaram depois de 72 horas de paralisação. A ilha de Córsega, totalmente dependente de fornecimento de combustível de Marselha, já sentia os efeitos de lento desabastecimento.

O ministro dos Transportes, Dominique Bussereau, descartou o risco de desabastecimento maior de combustível. Fos-lavera é o terceiro maior porto petrolífero do mundo, atrás apenas de Houston e de Rotterdam. Entre as embarcações paralisadas estavam 14 navios-tanque e 13 navios para produto refinado.

Os planos governamentais são de elevar a idade de aposentadoria na França de 60 para 62 anos. O presidente Nicolas Sarkozy prometeu que não vai recuar das reformas. (O Globo)